terça-feira, 14 de outubro de 2008

Vídeo registra cenas de crueldade contra animais de rodeio em Seropédica

Funcionários da Companhia de Rodeio "Marca 70" puxam o rabo do touro

Ativistas registraram, novamente, cenas de maus-tratos a animais em rodeios no estado do Rio de Janeiro. Dessa vez as agressões ocorreram na XII Expo Seropédica, na cidade de mesmo nome, localizada na Baixada Fluminense. As imagens e fotos foram feitas no dia 11 de outubro de 2008. Os touros e cavalos do evento foram agredidos de forma brutal pelos funcionários da companhia de rodeio Marca 70. Já no curral os homens desferiam pauladas no lombo e cabeça dos animais, além de introduzir pedaços de madeira no ânus dos bovinos.




O momento em que o sedém – uma corda de crina que é amarrada na região abdominal próximo aos órgãos genitais do animal – e a peiteira – outra corda amarrada na região toráxica, após os membros dianteiros dos touros – eram introduzidos foram registrados, evidenciando assim a forma com que tais instrumentos de tortura são aplicados, de modo a apertar ao máximo o corpo dos animais. Algumas fotos mostram marcas e feridas provocadas pela peiteira e pelo sedém, desmistificando o argumento de cowboys que afirmam que essas cordas apenas fazem “cócegas” nos animais. Além disso, fica bem claro, para todos que assistem às imagens, que os animais apenas cessam de pular assim que as cordas finalmente se afrouxam. Os ativistas ainda presenciaram o momento em que dois funcionários da companhia puxavam o rabo de um dos touros, minutos antes da saída do animal para a arena. Chicotadas e pauladas eram atitudes banais para os agressores.




O "espetáculo" foi organizado pela prefeitura municipal de Seropédica, recebendo o apoio da Embrapa, Pesagro-RJ e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. A XII Expo Seropédica recebeu patrocínio da Wolksvagen e da Cerveja Itaipava, além de contar com a apresentação de artistas como Jamily, Exaltasamba, Zezé di Camargo e Luciano, Pitty, Pe. Juarez de Castro e Jammil e Uma Noites.

Assista o vídeo:

Um comentário:

Juliano disse...

Tomei a liberdade de postar essa notícia no blog da ong da qual participo. Postei a fonte tb. Qualquer problema é só deixar um comentário lá. http://institutounivida.blogspot.com/

Ou me procure no e-mail kombat_nf@hotmail.com